Olá! Bem-vinda/o! 

Estou muito feliz por estares a ler esta receita de Bolonhesa de Soja, significa que mais cedo ou mais tarde encontraste este website que pode mudar a tua vida – e não, não estou a exagerar.

Como já deves ter percebido, nesta página, tratamos todos os seres com o mesmo respeito, pelo que, no que toca à alimentação não é diferente. Então e o que quero dizer com isto?

Pois bem, quero dizer que não consumimos nada de origem animal, nem os animais, é claro. Simplificando, não comemos carne, peixes, ovos e derivados dos mesmos.

Assustada/o?

Não vale a pena! 

Qual é a melhor maneira de te ajudar? Vou transmitir-te algumas coisas que fui aprendendo nesta jornada no veganismo, uma delas é que não temos de deixar de comer nenhuma das nossas comidas favoritas. Mais animada/o? Espero que sim! A grande maioria de nós passou grande parte da vida a comer carne, peixe e derivados, por isso, os pratos que mais gostamos contêm muitas vezes estes ingredientes…Vamos agora fazê-los, veganizando-os!

Então, como também eu fui (e sou) estudante universitária e sei quanto é difícil ter dinheiro para ir comer fora ou mesmo para cozinhar coisas mais elaboradas, vou começar por fazer uma saga de receitas vegan fáceis e económicas, que dão para universitários mas também para qualquer família, são pratos que faço com muita regularidade na minha casa.

Enquanto pensava em que prato fazer para o meu primeiro artigo, pensava nos pratos que mais facilmente os meus amigos não-vegan, comem, repetem e pedem a receita, e eis que, “Bolonhesa de Soja” surgiu; Bolonhesa de Soja é por isso, a primeira receita que vos trago.

É muito simples, com poucos ingredientes e fica mais em conta que uma bolonhesa com carne! Tudo para ser um sucesso verdade? Vamos lá!

Os ingredientes que vão precisar são:

Ingredientes – Bolonhesa de Soja

E o procedimento? 

  1. Começam por pôr uma panela ao lume com um bocadinho de azeite (ou água) no fundo, para refogar a cebola, alho e cenoura. 
  2. Quando a cebola já estiver douradinha (mas não queimada) acrescentem à panela os tomates em pedaços, temperem com sal e a pimenta e deixem começar a ferver.
  3. Quando já estiver a ferver, acrescentem a soja (sem demolhar), envolvam bem, juntem a polpa de tomate e o vinho e envolvam novamente. 
  4. Passado uns minutos, acrescentem metade da água e deixem cozinhar em lume brando até evaporar, depois acrescentam o resto da água, misturam e voltam a deixar evaporar.
  5. Verifiquem os temperos e está pronta!

Este molho, ragú ou como lhe quiserem chamar, é tipicamente servido com tagliatelle fresco, feitos com ovo, (sabiam?) e não com o típico esparguete a que estamos habituados, por isso, e porque afinal quem manda no que comem são vocês, podem acompanhar esta receita com o que quiserem.

Deixo aqui umas hipóteses, além do típico esparguete, para verem como é versátil.

Lasanha – Bolonhesa de Soja
Com arroz – Bolonhesa de Soja

Se querem realmente um “esparguete à bolonhesa”, sem sofrimento, esta é a vossa receita! 

Se assumirmos que esta receita dá para 4 pessoas, servida com esparguete, fica a menos de 80 cêntimos a cada! (3.14€/4 =0,785€)

Até breve!