Olá leitores,

venho falar-vos de um tema que se encontra muito presente no nosso dia-a-dia e que, na adopção de um estilo de vida vegan ou na procura cada vez maior de produtos cruelty free, é alvo de novas descobertas: a cosmética.

Quem não gosta de cuidar do seu corpo e, principalmente, do maior órgão do nosso corpo, a pele? De facto, existem várias pessoas que se preocupam com a sua alimentação mas que descuram por completo os produtos de cosmética de cujos químicos tóxicos e nocivos  a sua pele se alimenta. Quando se coloca um creme, a nossa pele absorve em cerca de 30 segundos os seus componentes, entrando para o nosso organismo.

Basta fazerem uma pesquisa rápida para concluírem que as marcas mais vendidas nos supermercados das grandes multinacionais se encontram carregadas de químicos que não sabemos pronunciar e que já foi comprovado que levam a efeitos secundários como alergias e que são potencialmente cancerígenos. Com certeza já ouviram falar de parabenos, SLS, propilenoglicol, cloreto de alumínio e óleo mineral derivado de petróleo.

Para além do mencionado, a sua fórmula não é  biodegradável e, por isso, actua negativamente no nosso ambiente. Este vídeo legendado em português explica como funciona a indústria da cosmética e os perigos que escondem os produtos de higiene e cosmética.

Mais ainda, estes produtos e os seus componentes são testados em animais de uma forma bárbara nos laboratórios sem qualquer necessidade visto que diversos estudos já demonstraram que a pele dos animais e as suas reacções são muito diferentes da nossa e que, por exemplo, um produto que não cause efeitos secundários nos animais pode causar nos humanos.

A PETA mantém uma lista actualizada de marcas que testam e não testam em animais que podem consultar. É de referir que algumas marcas que dizem não testar em animais na Europa, por comercializarem os seus produtos na China, são obrigadas a testarem, como é o caso da Yves Rocher.

A compra destes produtos não é benéfica nem para nós, nem para o ambiente e muito menos para os animais.

Desde que comecei a ler mais sobre este assunto, parei de comprar marcas das grandes multinacionais mais vendidas e, como encaro o acto de compra um voto, decidi apoiar marcas cruelty free, com preocupações éticas e ambientais e que usem na sua fórmula extractos de plantas em vez de uma lista infindável de químicos nocivos, corantes, conservantes e perfumes sintéticos. Quando é possível, tento comprar produtos portugueses.

Apresento-vos em seguida alguns produtos que estou a usar neste momento e que foram aprovados por mim.

Miristica Biocosmética Vegana

Local de compra: Online

Sou completamente fã desta marca portuguesa. Os seus produtos são feitos artesanalmente, de forma completamente natural e sem qualquer produto de origem animal. Apoiam o comércio local e utilizam vários componentes de origem biológica. São sempre muito simpáticos e disponíveis para as questões que possam ter. Eu conheci esta marca na Feira das Almas mas podem encomendar via online. Para além dos produtos que vão aparecer em seguida já experimentei a pasta de dentes e o desodorizante e todos eles são de excelente qualidade e eficácia. Recomendo vivamente.

Loja Online

Sabão Artesanal Tangerina e Lima

Ingredientes: Olea Europaea (Olive) Fruit Oil*, Aqua, Cocos Nucifera (Coconut) Oil*, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter*, Sodium Hydroxide, Ricinus Communis (Castor) Seed Oil*, Citrus Reticulata (Tangerine) oil, Citrus Aurantifolia (Lime) oil, Litsea Cubeba (May Chang) oil, Charcoal, Iron Oxide (CI77491), Mica (CI77019). *Ingredientes de Agricultura Biológica

Comentário: Este sabonete é super suave e com um cheiro cítrico muito agradável. É hidratante e desintoxicante uma vez que absorve as impurezas e toxinas da pele e do couro cabeludo. Indicado para pele e cabelos normais ou secos. Têm vários sabonetes à vossa disposição desta marca com fragrâncias, cores e propriedades diferentes.

Manteiga Corporal de Karité, Coco e Laranja

Ingredientes: Manteiga de Karité*, Óleo de Coco*, Óleo de Sésamo*, Óleos essenciais (Laranja e Bergamota) e Vitamina E. *Ingredientes de Agricultura Biológica

Comentário: Uso este creme corporal como creme de mãos (comprei o formato mais pequeno) e estou muito satisfeita porque é formulado para  hidratar a pele seca e gretada e prevenir o envelhecimento prematuro e estrias.

Batom de Cieiro de Cacau e Menta

Ingredientes: Azeite Extra Virgem*, Óleo de Coco*, Manteiga de Cacau*, Cera de Arroz, Calêndula*, Óleo de Rícino* e Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta*. *Ingredientes de Agricultura Biológica

Comentários: Quem me conhece sabe que eu sou a louca do batom de cieiro. É um must-have para onde quer que eu vá. Depois de ter deixado de comprar os batons de cieiro do supermercado, percebi que uma alternativa vegan (sem cera de abelha) era quase impossível de encontrar. Por isso, quando descobri a Miristica fiquei super contente. É um batom super hidratante e com um aroma a menta e chocolate irresistível. Para quem não gosta deste aroma after-eight tem mais dois batons de cieiro da marca sem a menta.

Protector Solar Mineral FPS 30

Ingredientes: Óleo de coco, Manteiga de Karité, Óleo de Cenoura, Óleo de Sésamo, Emulsionante Vegetal (Olivem 1000), Óxido de Zinco, Vitamina E e Óleos Essenciais: Sementes de Cenoura, Alfazema, Gerânio Rosa e Citronela.

Comentários: Este foi outro produto que fiquei muito satisfeita por encontrar. Os protectores solares convencionais estão carregados de químicos artificiais e mesmo os que são considerados naturais têm um ou outro ingrediente que não me agradam totalmente. Este protector, pelo contrário, é muito natural e nutre e hidrata a pele ao mesmo tempo que a protege dos raios solares. Não tem nanopartículas e previne o envelhecimento prematuro da pele. Pode ser aplicado no corpo e no rosto, é apto para peles sensíveis e resistente à água. Confesso que tem uma textura um pouco gordurosa mas como o comprei há um ano e já reparei que a Miristica modificou a sua fórmula, julgo que esta melhoria também tenha impacto neste aspecto.

Cattier

Local de compra: Celeiro

Esta é uma marca francesa orgânica e natural. Tem preocupações ecológicas e apesar de só ter experimentado estes dois produtos da marca, já fiquei rendida. Comprei estes dois produtos numa loja Celeiro.

Máscara de argila amarela e de Hamamélia

Ingredientes: Aqua, Kaolin, Illite, Mentha Piperita Extract*, Hamamelis Virginiana Water*, Simmondsia Chinensis Seed Oil*, Cetearyl Alcohol, Cetearyl Glucoside, Benzyl Alcohol, Pelargonium Graveolens Oil*, Mentha Piperita Oil*, Lactic Acid, Citronellol. * Ingredientes de Agricultura Biológica

Comentários: Adoro esta máscara. Utilizo-a todas as semanas no rosto depois do banho para desintoxicar e hidratar a pele. A argila é muito fácil de remover e noto que fico com a pele muito mais macia, tonificada e ajuda a controlar a oleosidade. Tem óleo de Jojoba na sua composição, que é um óptimo nutriente para a pele e regulador do Ph. Esta é de argila amarela, indicada para peles secas mas também existe de argila verde (para peles oleosas) e rosa (para peles sensíveis). É composta por 93.3% de ingredientes de origem natural.

Solução Micelar Desmaquilhante de Rosa e Aloe Vera

Ingredientes: Aqua, Glycerin**, Disodium Coco-glucoside Citrate, Calendula Officinalis Extract*, Aloe Barbadensis Leaf Extract*, Rosa Damascena Flower Extract*, Sweet Almond Oil Polyglyceryl-6 Esters, Potassium Sorbate, Sodium Benzoate, Citric Acid. * Ingredientes de Agricultura Biológica **Feito a partir de ingredientes ecológicos

Comentários: Não tenho por hábito usar maquilhagem mas ainda assim desmaquilho-me todas as noites com esta solução micelar. Se experimentarem, vão ficar surpreendidos com a sujidade e impurezas que a vossa pele tem diariamente. É formulada sem perfume e álcool e é 99.5% de origem natural. Remove eficazmente a maquilhagem e/ou as impurezas da pele ao mesmo tempo que a suaviza e tonifica.

Dr. Bronner’s

Local de compra: Online ou Loja Sapato Verde (Lisboa)

Esta é uma marca alemã muito conhecida e a número 1 de vendas da América do Norte. É natural, orgânica, tem preocupações éticas e ambientais e é fair trade. As suas embalagens são 100% recicladas. Só usei ainda este produto da marca mas tenho muita curiosidade em experimentar o Pure Castil Soap que é um produto que tem inúmeros usos desde detergente, champô e pasta de dentes. Podem comprar os produtos nesta marca online no Círculo Bio ou na loja Sapato Verde em Lisboa.

Loja Online

Loção Corporal de Laranja e Alfazema

Ingredientes: Aqua, Cocos Nucifera (Coconut) Oil*^, Simmondsia Chinensis (Jojoba) Seed Oil*, Ethanol*^, Persea Gratissima (Avocado) Oil*, Cannabis Sativa Seed Oil*, Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Peel Oil*, Lavandula Angustifolia (Lavender) Oil*, Quillaja Saponaria Extract*, Xanthan Gum, Tocopherol, d-Limoneneº, Linalooºl, Citralº. * Ingredientes de Agricultura Biológica. ^ Ingredientes com certificado fair trade. º De óleos essenciais.

Comentários: Este creme corporal é muito hidratante e tem uma textura absorvente e não gordurosa. É enriquecido com óleos essenciais e óleo de coco, de jojoba, cânhamo e de abacate e é, por isso, muito nutritivo. Tem uma fragrância a laranja e alfazema suave e duradoura.

Faith in Nature

Local de Compra: Online ou Ervanária Chávena Azul (Lisboa)

Esta é uma marca inglesa da qual eu gosto muito. O nome da marca por si só já é inspirador e todos os produtos são sem ingredientes de origem animal, com fórmulas biodegradáveis e naturais. As embalagens de plástico são, sempre que possível, recicladas. Já experimentei os champôs e amaciadores da marca e são excelentes. Têm corantes e fragrâncias naturais irresistíveis a partir de óleos essenciais e deixam o cabelo revitalizado. Eu compro os produtos desta marca na ervanária Chávena Azul perto do metro do Rato, em Lisboa, mas também pode ser comprado online no site do Centro Vegetariano.

Loja Online

Gel de Higiene Íntima de Aloe Vera

Ingredientes: Aqua, Betaine*, Caprylyl/capryl glucoside*, Glycerin*, Sodium cocoamphoacetate*, Xanthan gum*, Aloe barbadensis leaf juice**, Aniba rosaeodora wood oil*, Pelargonium graveolens oil*, Citrus aurantium bergamia fruit oil*, Rosa centifolia flower extract*, Vanilla planifolia fruit extract*, Viola odorata extract*, Citric Acid*, Parfum*, Geraniolº, Citronellolº, Linaloolº. * De origem vegetal. **Ingredientes de agricultura biológica. º De óleos essenciais.

Comentários: Este gel íntimo tem uma fragrância a baunilha maravilhosa e é um cuidado muito suave para a zona íntima. É muito natural, tem o Ph balanceado e é hipoalergénico.

Espero que tenham gostado das minhas sugestões. Em breve publicarei a continuação deste artigo.

Não hesitem em contactar-me caso tenham alguma questão a colocar através do meu Facebook.

COMPARTILHAR
Artigo anterior5 Erros Comuns Entre Recém-Vegetarianos e Como Corrigi-los
Próximo artigoNutrição : Os 12 Alimentos Diários

Sou uma antropóloga, apaixonada por viagens, pela natureza e por todas as espécies que dela dependem e que a compõem. O meu interesse pelo veganismo começou inicialmente pela causa animal mas rapidamente abracei outras causas como a sustentabilidade ambiental, o minimalismo e o impacto que a alimentação tem na nossa saúde. Graças ao veganismo sou uma consumidora mais consciente. Encaro o acto de compra como um voto e por isso tento ao máximo apostar em produtos nacionais, biológicos, éticos, sustentáveis e o mais naturais possível. Acredito na mudança e que juntos temos a capacidade de tornar o mundo melhor.