Olá novamente leitores,

como o prometido é devido, este artigo é a segunda parte da lista de produtos de cosmética natural vegan que estou a usar neste momento e que foram aprovados por mim. Se ainda não leram, podem consultar a primeira parte da minha lista aqui. Na primeira parte explico ainda os motivos pelos quais a compra de cosméticos das grandes multinacionais não são benéficos nem para nós, nem para o ambiente e muito menos para os animais.

Apresento-vos em seguida a segunda parte da minha lista de produtos:

VeganCare – Cosmetics with ethics

Local de compra: Online

A VeganCare é uma marca natural portuguesa que, apesar de não ser muito conhecida, vale a pena experimentar. Os seus ingredientes são provenientes de agricultura biológica, não têm qualquer ingrediente de origem animal e os produtos não são testados em animais. A marca é de produção artesanal e já tive o prazer de experimentar dois produtos: o que vos vou apresentar em seguida e todos os batons de cieiro comercializados (oliva/morango e menta/laranja e canela). Os batons são muito nutritivos e não ficam sólidos mesmo durante o Inverno. O que costumo fazer é comprar o da VeganCare no Inverno e o da Miristica Biocosmética Vegana no verão porque é mais sólido. Estou muito curiosa por experimentar os champôs sólidos desta marca (existem para cabelos normais, cabelos secos e cabelos oleosos) porque são uma alternativa mais natural e com embalagem reduzida e duram bastante mais tempo do que os líquidos. A VeganCare irá lançar brevemente uma campanha de crowdfunding com recompensas fantásticas. Fiquem atentos através de www.vegancarecosmetics.com. Experimentem!

Facebook

Pasta de dentes de Menta Verde

Ingredientes: Mentha piperita*, thymus vulgaris ct linalol*, glycerin, kaolin, calcium carbonate, sodium bicabornate, hydroxyethyl cellulose, sodium acetate, bambusa arundinacea stem powder, benzyl alcohol, dehydroacetic acid, sodium lauroyl sarcosinate, mentha spicata*, melaleuca alternifolia*, chlorophyllin copper complex powder, stevia rebaudiana extract, eucalyptus globulus*. * Ingredientes de Agricultura Biológica

Comentários: Esta pasta de dentes é de muito boa qualidade. Tem um cheiro a menta intenso e um aroma agradável e fornece uma sensação de frescura e limpeza à boca após a lavagem dos dentes. Como contém na sua fórmula óleo essencial de tomilho, bicarbonato de sódio e árvore do chá que são poderosos anti-bacterianos e anti-sépticos, previne o mau hálito e a formação de placa bacteriana. Contém ainda argila branca que lhe fornece uma acção remineralizante. Ao contrário de outros dentífricos, utiliza extracto de stevia como adoçante em vez de adoçantes sintéticos como o xilitol e o sorbitol.

Sante – Naturkosmetik

Local de compra: Celeiro

Esta é uma marca alemã de cosmética natural e orgânica. “Care for you and the world” é o seu logótipo e demonstra as preocupações éticas e ambientais da marca. Todos os produtos são vegan e não testados em animais. Ainda só experimentei este produto mas a marca comercializa produtos de cuidado capilar, corporal, maquilhagem e uma linha para homem.

Desodorizante Cristal de Alúmen Pedra Mineral

Ingredientes: Potassium Alum.

Comentários: A procura deste desodorizante surgiu quando eu descobri que tinha sensibilidade na pele ao bicarbonato de sódio que era a base do desodorizante da Miristica Biocosmética Vegana. Fiquei muito triste por não o poder usar porque foi o desodorizante mais eficaz que alguma vez usei e recomendo às pessoas que não têm sensibilidade ao bicarbonato. Para pessoas como eu, este desodorizante é a alternativa ideal. Apesar de não ser tão eficaz como o da Miristica diminui o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau odor. A pedra não tem cheiro e basta ser molhada com água e aplicar sobre as axilas. É adequado para peles sensíveis. Para além disso, tem outro ponto a favor: dura praticamente um ano.

Dr. Organic

Local de compra: Celeiro

É uma marca norte americana de produtos de cosmética biológica. A utilização de extractos naturais e de uma fórmula bio-activa que captura as propriedades chave dos ingredientes usados garante a eficácia dos seus produtos. Todos os produtos são aptos para vegetarianos mas em alguns casos são utilizados ingredientes derivados de animais como a cera de abelha, o própolis, o mel e a geleia real. No entanto, na embalagem têm o cuidado de colocar sempre a referência “produto apto para vegetarianos e vegans” quando não têm qualquer ingrediente de origem animal. Para além disso, é contra os testes em animais. Experimentei desta marca o champô de árvore do chá, a pasta de dentes de aloe vera e árvore do chá, o elixir bocal de aloe vera e o creme que vos apresento em seguida. Foram todos aprovados. Apesar de não ser uma marca natural no sentido restrito da palavra, não tem químicos nocivos e utiliza uma grande percentagem de extratos naturais e é em termos funcionais a que imita melhor os produtos das marcas mais vendidas, sendo por isso uma boa alternativa.

Creme concentrado de Aloe Vera

Ingredientes: Aloe barbadensis leaf juice, Aqua (Water), Coco-caprylate, Dicaprylyl ether, Glyceryl stearate, Cetearyl alcohol, Caprylic/Capric triglyceride, Cetyl ricinoleate, Glycerin, Cetearyl glucoside, Prunus amygdalus dulcis (Sweet almond) oil, Parfum*, Sodium stearoyl glutamate, Chondrus crispus (Carrageenan) extract, Xanthan gum, Tocopheryl acetate, Citric acid, Citrus sinensis (Orange) oil, Citrus nobilis (Mandarin) oil, Citrus limonum (Lemon) oil, Sodium benzoate, Potassium sorbate, Limonene, Linalool, Citral. * de origem natural

Comentários: Apesar de ser um creme corporal, eu utilizo este creme no rosto. É muito nutritivo, hidratante e tem como primeiro ingrediente gel de aloe vera, o que significa que é o ingrediente que está em maior quantidade. Contém aloe vera combinado com manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de amêndoas doces e pantenol. Tem uma textura facilmente absorvível e é ideal para peles secas, danificadas pelo sol ou com marcas/estrias. Ajuda a unificar o tom de pele. O seu cheiro a limão (fornecido pelo óleo essencial de limão) é irresistível. Estou muito satisfeita porque andava à procura de um creme não gorduroso, hidratante e que fosse um bom aliado contra a exposição solar.

Aura Cacia – Pure essential oils

Local de compra: iHerb

A Aura Cacia é uma marca norueguesa de produtos de aromaterapia que têm como base óleos essenciais. Não testa em animais e os seus produtos são 100% naturais. As suas áreas de cultivo são sustentáveis. Para além disso, a marca tem um projecto social chamado Positive Change Project que ajuda mulheres resilientes a recuperarem as suas vidas através de doações a várias organizações sociais. Assim sendo, cada vez que compramos um produto estamos a contribuir para este projecto. No site da marca têm vários artigos informativos relacionados com a utilização de óleos essenciais que podem consultar. Apesar de ainda só ter comprado este produto da marca fiquei fã e vou com certeza experimentar mais produtos.

Loja Online

“Perfume” Roll-On de Alfazema

Ingredientes: Caprylic/capric triglyceride, Lavandula angustifolia (Lavender) oil, Simmondsia Chinensis (Jojoba) oil.

Comentários: Este é o “perfume” que estou a usar como alternativa aos perfumes convencionais. Sempre adorei alfazema e o cheiro intenso deste roll-on é maravilhoso. Adoro o facto de poder aplicá-lo em roll-on e de devido ao seu formato pequeno poder andar sempre comigo. Apesar do tamanho é muito concentrado pelo que dura muito tempo. Tem óleo de jojoba na sua composição que é um óptimo ingrediente para a pele. Existem várias misturas de fragrâncias desta marca que podem usar se não gostarem de um óleo específico ao natural. Na aromaterapia, o óleo essencial de alfazema acalma, equilibra e renova o corpo, a mente e o espírito. Devido às suas propriedades tranquilizantes, pode ser um aliado em épocas de maior stress e ansiedade.

Espero que tenham gostado das minhas sugestões.

Não hesitem em contactar-me caso tenham alguma questão a colocar através do meu Facebook.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNutrição : Os 12 Alimentos Diários
Próximo artigoSaúde: Os riscos associados ao consumo de animais

Sou uma antropóloga, apaixonada por viagens, pela natureza e por todas as espécies que dela dependem e que a compõem. O meu interesse pelo veganismo começou inicialmente pela causa animal mas rapidamente abracei outras causas como a sustentabilidade ambiental, o minimalismo e o impacto que a alimentação tem na nossa saúde. Graças ao veganismo sou uma consumidora mais consciente. Encaro o acto de compra como um voto e por isso tento ao máximo apostar em produtos nacionais, biológicos, éticos, sustentáveis e o mais naturais possível. Acredito na mudança e que juntos temos a capacidade de tornar o mundo melhor.