Impacto Ambiental da Agropecuária

Assim que se dedica um bocadinho de tempo para pensar, não é surpresa nenhuma que a industria da agropecuária é uma grande responsável pelo aquecimento global, por desflorestação e enorme desperdício alimentar.

Um desastre ambiental, porquê? 

Pela simples razão que plantar alimento para dar aos animais e depois comer os animais, é menos eficiente que plantar alimento para consumo humano.
Tendo em conta que estes animais consomem muito mais alimento que o ser humano, serão necessários desflorestar muitos acres para plantar alimento para os mesmos consumirem.
Um sistema mais eficiente seria plantar alimento para consumo humano direto.

Gases Poluentes

Relatório da FAO (Nações Unidas)
O relatório das Nações Unidas(1) em 2006 (Livestock’s Long Shadow) indica que a industria da agropecuária é responsável por 18% das emissões globais de gases poluentes para a atmosfera. No entanto este estudo não toma em consideração todos os factores envolvidos na criação de gado, tais como o desmatamento, plantação de alimento para os animais, estrume produzido pelos mesmos, consumo energético, etc. .
O relatório de 2014 da FAO (Nações Unidas) (3) indica que as emissões procedentes da agricultura, da silvicultura e pesca duplicaram nos últimos 50 anos e poderão aumentar em 30% até 2050.
Estudo da World Watch
 
Um estudo mais recente, feito em 2009, pela WorldWatch Institute(2) indica que:
Somando todos os factores envolvidos (desflorestação, plantação de alimento para gado, etc.)  na agropecuária, esta é responsável pela produção de, pelo menos, 32 000 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Ou seja, o equivalente a 51% das emissões de gases poluentes totais.

Metano

 
É estimado que 35-40% das emissões de gás metano (5), seja causado pela pecuária. Um especial responsável é a criação de gado bovino.
Visto estes serem ruminantes, terem flatulência (gás metano) e serem responsáveis pela produção de estrume.
Para o ambiente o gás metano é, pelo menos, 25-100 vezes mais devastador que o CO2.
Facto: Uma quinta com 2,500 vacas é responsável pela produção de fezes equivalente a uma cidade com 411,000 residentes (7).
Ao contrário das fezes humanas, as fezes animais não têm obrigação legal de serem tratadas. Durante o processo de decomposição das fezes animais, estas produzem gases poluentes.
O excesso de fezes animais ( 56 biliões de animais criados anualmente para consumo humano) são extremamente tóxicos para o ambiente.

Água

Mais uma razão pela qual a escassez de água será um problema no futuro, é pelo seu desperdício na indústria da carne e laticínios.
Custo em água (4) 
1kg Carne Vaca – 15,500 litrosequivalente a tomar banho de chuveiro durante 2 meses
1 litro leite   1,000 litros
1kg Queijo (varia dependendo do animal) – 5,000 litros
Será este o melhor uso da nossa água?

Desflorestação

Desflorestação para gado no Brazil
A agropecuária é responsável por 80% de toda desflorestação (6) .
A razão para esta desflorestação é a conversão de solos em pastagens para manadas de gado e para obtenção de solo para cultivos agrícolas, tendo a maior parte destes cultivos como fim alimentar o gado.

Assista ao Cowspiracy para mais informações, na nossa secção de documentários.

Fontes: