Fontes de Proteína Vegetal

Ao contrário do que possa pensar, fontes de proteína não faltam no reino vegetal.

A dieta vegetariana cobre (e por vezes excede) os níveis recomendados de proteína para atletas, crianças, adultos e idosos.

Desde gladiores da Roma antiga que eram “maioritariamente vegetarianos” [1]Gladiators were ‘mostly vegetarian’ – http://www.bbc.com/news/education-29723384 a atletas de alta performance como Patrick Baboumian, Mack Danzing, Carl Lewis, Alexander Dargatz, entre muitos outros, todos são capazes de obter proteína numa dieta vegetariana.

Como podemos verificar no gráfico abaixo, retirado da Jornal Academy of Nutrition and Dietetics[2]Nutrient profiles of vegetarian and nonvegetarian dietary patterns. – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23988511, verificamos que todas as dietas excedem o valor diário recomendado de proteína (sendo este 0.8 gramas por 1 kg de peso corporal), incluindo a dieta vegetariana estrita.

Comparação de Niveis de Proteina em Vegetarianos, Semi vegetarianos, Pescetarianos, Ovo Lacto Vegetarianos e Vegetarianos Estritos

Não se foque apenas na proteína

É importante salientar que, apesar da proteína ser um elemento essencial na dieta, não nos podemos esquecer que existem muitos outros elementos que também são essenciais.

A excessiva preocupação com obter proteína deixou-nos cegos a outros aspectos importantes de uma dieta saudável.

Por exemplo, os vegetais e as frutas têm elevada densidade nutricional e por caloria são, sem dúvida, os alimentos que mais vitaminas e minerais essenciais nos fornecem.

Apesar de serem menos ricos em proteína que as leguminosas ou oleaginosas são muito elevados em nutrientes importantes (vitamina E, K, C, zinco, ferro, etc.) para um correcto funcionamento do organismo.

Não se foque apenas na proteína, coma muitos alimentos de elevada densidade nutricional para ter um estilo de vida saudável.

A ciência é clara, quanto maior a quantidade de vegetais e frutas ingeridos melhor a qualidade de vida.[3]https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/vegetables-and-fruits/

Leguminosas

  • % Proteína / Caloria
  • g - Proteina/100g

Sementes e Oleaginosas

  • % Proteina / Caloria
  • g - Proteina / 100g

Cereais

  • % Proteina / Caloria
  • g Proteina / 100g

Obrigado por ler

Se tinha medo de ficar deficiente em proteína ao efetuar a transição, espero que este artigo tenha ajudado a descobrir algumas fontes de proteína vegetal.

Não se esqueça. Proteína é essencial para o funcionamento e evolução do corpo humano, no entanto, a sua qualidade de vida irá aumentar tremendamente se consumir um maior volume de vegetais e frutas.

Referências   [ + ]

1. Gladiators were ‘mostly vegetarian’ – http://www.bbc.com/news/education-29723384
2. Nutrient profiles of vegetarian and nonvegetarian dietary patterns. – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23988511
3. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/vegetables-and-fruits/