aveia 3 receitas

OLÁ!Bem-vinda/o! 

Ora bem, mais cedo ou mais tarde este artigo tinha que aparecer, e mais vale mais cedo do que mais tarde não concordam?

Há várias maneiras de fazer a transição para o veganismo, uma delas sendo por refeição. Isto é, há algumas pessoas que começam por fazer uma refeição vegan por dia. Neste caso, vamos atacar o pequeno-almoço!

Porque sejamos honestos, o que é o típico pequeno-almoço em Portugal? Galão e torrada? Leite com Cereais? Um café e um bolo? Sandes e um copo de sumo? Não estou muito longe da realidade certo? Nada destas coisas é vegan no seu estado normal, mas são todas muito fáceis de veganizar (vou tratar disso num artigo próximo).

Mas neste caso vou apresentar uma coisa diferente, um prato típico de pequeno-almoço noutros países, como Inglaterra, Escócia e mesmo nos Estados Unidos.

AVEIA

Eu já nem me lembro bem o que tomava nesta refeição antes de me ser apresentada a aveia!

A aveia é um cereal muito nutritivo, que contém:

  • Cálcio
  • Ferro
  • Proteínas (12g/13g por 100g)
  • Vitaminas e Minerais (Zinco, B3, B1 , E)
  • Hidratos de carbono
  • Fibra

Possui alto poder benéfico através da sua fibra solúvel, que está ligada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição da absorção de colesterol total, colesterol LDL (conhecido como colesterol “mau”) e manutenção de níveis adequados dos mesmos, assim como dos níveis de açúcar no sangue.

E como aqui não fazemos por menos vou apresentar-vos, para começar, 3 maneiras de comer aveia ao pequeno-almoço. Estão prontos? Vamos lá!

A primeira forma é sem duvida a minha favorita, mas por vezes sabe bem variar, por isso mesmo, deixo aqui não uma, não duas, mas várias receitas de cada uma das formas!

Na verdade, as bases são sempre as mesmas, o que vos deixo são combinações diferentes que podem utilizar para melhorarem a receita base e a tornarem mais saborosa, ao vosso gosto.

3Papas de Aveia

Colocam num tachinho ao lume, 1 medida de aveia para duas de água ou leite vegetal e deixam cozinhar em lume médio, quando a aveia incha e começa a tornar-se papa baixem o lume e acrescentem uma das seguintes combinações:

(ou outras que queiram, por favor, não achem que só estas é que resultam, o vosso gosto é quem manda!)

  • ½ banana (de preferência congelada, faz as papas ficarem mais cremosas) e pepitas de chocolate preto ou cacau cru.
  • 1 maçã ralada ou aos cubos, nozes partidas e canela
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim e alguns amendoins
  • Frutos vermelhos congelados (esta vai tornar as papas cor de rosa)
  • Cacau ou café em pó

Depois de envolverem bem o que escolheram por nas deliciosas papas que estão quase prontas. Transfiram as mesmas para a taça onde as vão desfrutar e acrescentem os toppings que quiserem!

Podem ainda regar com algum tipo de adoçante (xarope de ácer, maple, chocolate derretido, manteiga de amendoim, etc). Vocês estão a perceber que existem milhares de combinações diferentes, certo?

2Aveia adormecida

Para a nossa felicidade é muito semelhante à primeira, ou seja, podem usar as mesmas combinações exatamente, mas não têm de cozinhar! Simplesmente juntam todos os ingredientes escolhidos a 1 medida de aveia para uma 1 + ½ medida de líquido à vossa escolha num frasco ou taça e deixam no frigorífico durante a noite.

No outro dia de manhã, estão prontas a saborear ou levar na mala e comer no caminho.

11Bolachas Aveia e Banana

Por último, trago uma receita um bocadinho mais demorada, talvez melhor para os fins de semana, ou podem fazer na noite anterior para estarem prontas para levar.

Para estas bolachas, precisam de uma taça, onde vão esmagar uma banana madura (quanto mais madura mais docinha) e envolvem a aveia até estar numa consistência moldável em bolachinhas. Para uma banana grande normalmente são 90 a 100gr de aveia, e para esta receita podem usar flocos de aveia ou fazer farinha com um processador ou mesmo com a varinha mágica.

Depois de envolverem os dois ingredientes destas bolachas podem acrescentar um topping à escolha, por exemplo:

Passas, arandos, coco ralado, pepitas de chocolate, frutos secos, essência de baunilha, café, manteiga de amendoim, entre outros.

Por fim, moldem a massa em forma de bolachas e coloquem num tabuleiro untado ou com papel vegetal e levem ao forno. (pré-aquecido a 180ºC) Mais ou menos por 10 minutos ou até estarem douradinhas.

Quando saírem do forno, tenham uma boa chávena de café, chá ou leite de amêndoa e deliciem-se com bolachas ao pequeno-almoço.

São também bons snacks para levar, quando têm de comer no autocarro, metro ou mesmo para o snack a meio da manhã.

Não vou fazer contas a estas receitas, mas fica aqui a dica que 500gr de aveia custam menos de 60 cêntimos, por isso nem vale a pena comparar com outros pequenos-almoços.

Ainda estão preocupados com o que comer ao acordar?